domingo, 8 de julho de 2012

Os berços públicos (arquivo)

Me preocupa muito algumas declarações do Sr. Robert Grantham, Diretor Executivo do Porto.



Entre outros absurdos, como afirmar que o TPA é um trabalhador em extinção por não se modernizar, sendo que somos uma das mãos de obra mais especializadas do país e a que mais constantemente vem fazendo cursos, reconhecidos pela marinha inclusive... ou afirmar que o vínculo é necessário, sendo que no porto de Vitória e mais seis terminais privados lá, usam E QUEREM o trabalhador portuário avulso na forma de escala rodiziária... ou ainda AFIRMAR que a Portonave NÃO está dentro da área de porto organizado, mesmo com um decreto presidencial dizendo o contrário... ele falou sobre o arrendamento dos dois berços públicos parados a tempos.

Ele falou: "Enfim, hoje o quadro é outro, nós temos um quadro extremamente competitivo, e isso nos leva a não poder simplesmente largar um edital do jeito que a gente acha que tem que ser. Nós precisamos ouvir o mercado. Nós temos que saber o que o mercado pensa disso, o que o mercado imagina que é a solução disso aqui."


Então um cara que é "mestre na cadeia portuária" a 40 anos, que trabalhou nas principais agências marítimas e nos principais portos do Brasil e que está a 23 anos em Itajaí, AINDA PRECISA OUVIR O MERCADO???

Um "expert" desses era pra prever o mercado, era pra saber cada movimento, cada tendência, cada detalhe do mercado... ERA PRA TER A SOLUÇÃO na ponta da língua!!!

Ele ainda disse que: "nós vamos lançar um Programa de Manifestação de Interesse, chamado PMI, que é exatamente isso. A gente lança um edital na praça dizendo “senhores, manifestem-se, nos digam o que é que vocês pensam”. Então alguém vai vir e dizer “não, eu acho que é uma maluquice”, o outro vai dizer “eu acho que tem que ser um terminal de contêiner “, “eu acho que tem que ser um terminal pra isso, terminal praquilo”, enfim, várias coisas irão surgir, a gente vai colher isso, juntar isso tudo e, baseado nessas aspirações do mercado, a gente vai, aí sim, construir um edital que realmente atraia interessados."

Eu traduzo isso como: "Vamos enrolar até passar a eleição, aí no próximo mandato deixamos o porto inteiro pra APM" digo isso pq ele falou: "Nós temos que saber o que o mercado pensa disso, o que o mercado imagina que é a solução disso aqui. Fazer outro terminal de contêineres, fazer um terminal pra carga geral, agregar tudo com a APM, são vários cenários que a gente não consegue definir com clareza."

Ou seja, já deu a dica perceberam?

E por que fazer essa consulta ao mercado só agora? Estão a três anos no poder para vir com esse "enrolation" só agora? Eles já estão tempo suficiente lá para saber o que é melhor para nosso porto e como abrir uma licitação para novos operadores nos berços públicos.

Vou convocar os trabalhadores portuários e vamos novamente ao Jandir, se possível com o Deputado Volnei Morastoni junto, esse PMI (Programa de Manifestação de Interesse) é um deboche com a nossa cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário