segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Periculosidade e Insalubridade

Existem decisões judiciais dizendo que os trabalhadores portuários não tem direito a aposentadoria especial, pois nosso trabalho não tem periculosidade (risco de morte) ou insalubridade (risco a saúde).

Um ditado antigo diz que "contra fatos não há argumentos", pois bem, o TPA (Trabalhador Portuário Avulso) trabalha constantemente em perigo, em praticamente todas as operações estamos do lado de containers "tank" com substâncias corrosivas, tóxicas ou inflamáveis... e isso é só UM dos perigos, pois temos vários que vamos denunciando aqui com o passar do tempo.

Em outubro passado (2011) tivemos um vazamento de uma substância a bordo que colocou seis trabalhadores no pronto socorro do hospital Marieta, 12 horas depois o cheiro ainda era muito forte no navio e a empresa Ecosorb (responsável pela limpeza) fez uma maquiagem e afirmou que o produto não era tóxico, na maior cara de pau.

Mas temos uma ferramenta chamada "celular" que bate foto e filma e, como falei, contra fatos não há argumentos.
(fotos de um container "tank" na área de operação - 29/01/2012)

Basta apenas uma sapata (castanha que trava o container) cair em cima de um "tank" desses para um vazamento acontecer "na cara" dos trabalhadores, ou mesmo o guindasteiro bater com o "spread".
(vídeo 29/01/2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário