sábado, 28 de janeiro de 2012

IDC


Aconteceu essa semana o encontro do IDC (International Dockworkers Council - Conselho Internacional de Trabalhadores Portuários) no Rio de Janeiro.

A Estiva de Itajaí teve alguns representantes que, infelizmente, não tiveram o apoio da atual diretoria do Sindicato e foram com o dinheiro do bolso, entre eles Sandro Vargas e Ricardo Maurino.

O IDC já impõe respeito aos armadores e operadores portuários do mundo inteiro, pois está cada vez mais próximo de uma ferramenta importante na manutenção de mão de obra e salários dos portuários, que é a paralisação mundial, ou seja, a possibilidade de parar todos os portos do mundo caso algum porto filiado esteja sofrendo nas mãos gananciosas dos "patrões".

Essa realidade é bem possível, já que a alguns anos atrás o Brasil inteiro parou em várias ocasiões.

A APM por exemplo, tem um histórico de greves pelos portos do mundo inteiro, todas motivadas pela diminuição de mão de obra, extinção de cargos e diminuição de salários.

O maior problema hoje do portuário é o "vínculo", os operadores portuários querem usar da lei para se beneficiar na tentativa de acabar com os sindicatos, contratando os trabalhadores avulsos com salários mais baixos e funções inexistentes na lei... e essa é uma bandeira do IDC, lutar contra o vínculo.

Lembrando que todo dinheiro "economizado" em cima dos salários dos portuários, é mandado para o exterior, e nossos ganhos gastamos aqui, em nossa cidade, em nosso comércio.

A atual diretoria da Estiva de Itajaí não quer saber de filiação com o IDC ou mesmo com a Federação Nacional dos Estivadores por falta de apoio em ações do passado, mas a maioria dos TPA's pensam que é preciso estar filiado para COBRAR as ações necessárias desses órgãos.

A UNIÃO FAZ A FORÇA, e é preciso cobrar de dentro pra fora.
Sandro Vargas - Estiva de Itajaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário